CONHECENDO GAMES RETRO

sexta-feira, 23 de março de 2018

A SÍNDROME DE GTA

NEM SEMPRE SER RICO E TER TUDO É O SUFICIENTE


EU QUERO MAIS, CARAIO!
Quem nunca jogou Grand Theft Auto, ou GTA, como é amplamente mais conhecido? Uma das maiores, mais lucrativas e divertidas franquias de games e todo o blá, blá, blá, sem menosprezo que você já ouviu falar, não é mesmo?

Eu mesmo já passei horas e horas a fio dirigindo carros, ouvindo musicas nas rádios, fazendo missões, procurando segredos, dando rasantes de avião, invadindo o aeroporto de carro ou simplesmente arranjando treta com a polícia e os transeuntes e fugindo deles em perseguições dignas de filmes dos anos 80/90 que invariavelmente acabavam com um duplo twist carpado de carro ou um fuzilamento no meio da rua...

Você também já fez isso! Admita! (Sem falar nos rolês de carro procurando as profissionais do sexo e as visitas às boates.)

Inclusive, devo confessar, que é a única situação em que, para mim, ser um bandido porra louca é justificável... Bom, nem sempre é assim, e muitos personagens tem suas motivações pra fazerem o que fazem, mas todo bom bandidinho da vida real também diz ter as suas motivações, então faço aqui minha Mea Culpa, mesmo sendo tudo apenas um jogo onde ninguém se fere de verdade. 

Mas este não é o ponto...
Na verdade utilizarei o jogo como base para poder compartilhar alguns pensamentos a respeito de uma teoria que venho criando e desenvolvendo já faz bastante tempo, através de minhas observações e reflexões a respeito das coisas e pessoas que vejo neste mundão bom de acabar. Aliás, como quase tudo que escrevo aqui até hoje.

A esta teoria dei o nome de Síndrome de GTA e logo vocês irão entender. Acompanhem-me!

Como já citei tenho o costume de parar para observar as características, comportamentos e trejeitos das pessoas e ir classificando-as em grupos. neste caso minhas conclusões se basearam na observação de pessoas ricas e/ou famosas. Não apenas me baseei em muitos fatos que podemos observar na mídia em geral como também utilizei a observação de pessoas próximas, como por exemplo um primo meu, ricaço, do tipo que limpa o cu com notas de R$100, digassi di passagi...

Mas primeiramente vamos voltar ao jogo e estabelecer algumas coisas que também observei. O que acontece quando eu compro um novo jogo da franquia? 

Bom, eu jogo direitinho... foco em entender a trama e me aprofundar no enredo! Encarno o personagem naquelas situações e procuro agir como um verdadeiro foragido: Procuro andar bem armado, com um carro maneiro, potente, porém discreto e claro, sempre com um bom colete a prova de balas. Vou fazendo as missões, cumprindo os objetivos e sempre procurando evitar confrontos com a polícia. Até mesmo entre uma missão e outra, nas viagens de carro procuro não arranjar encrenca desnecessária, pois quando se "morre" no jogo se perde todos os equipamentos e armas, e é um saco ter que ir comprar tudo de novo...

Terminado o o enredo principal do jogo, entro numa segunda fase, onde quero comprar todas as propriedades que o jogo oferece, fazer objetivos secundários (até missões como polícia) e desbravar áreas do mapa que não foram exploradas anteriormente. E então inevitavelmente após tudo isso entramos num estado de apatia... não temos mais nada pra fazer a não ser esperar o próximo jogo... ou será que temos?

Após isso, entro justamento no ponto em que queria chegar. 

O Caos.

Sim, todo mundo faz isso uma hora ou outra depois que já cansou de andar na linha. Senta no sofá, liga o vídeo game com o jogo, vai na primeira loja de armas e munição se armar até os dentes, leva o carro que mais gosta pra fazer "Tuning" com pintura de fogo, pneus gigantes e a prova de balas, blindagem máxima, melhor motor e freios e por ultimo passar numa loja de roupas e veste as coisas mais exdrúxula possíveis, e então... É tiro, porrada e bomba de maneira desenfreada e sem motivos pra todo lado. Cruzamos o mapa inteiro distribuindo morte e dor virtual para qualquer criatura que cruze nosso caminho! Carros explodem, aviões são abatidos, senhoras idosas são atropeladas, até chegar ao ponto de chamarem o EXÈRCITO para tentar barrar essa sanha destrutiva!




Após alguns dias jogando freneticamente única e exclusivamente pela loucura, nem mesmo isso nos agrada mais, e então paramos de jogar. Isso não é ruim, o jogo é excelente e tem um grande valor de replay e vida útil, que fique claro.

Dito tudo isso, vamos ao que analisei:


Eu, sendo o pobretão que sou, sempre me imaginei pensando como seria minha vida se tivesse ganhado na loteria, tido um pai ricaço, político ou famoso. Sempre me imaginei podendo ficar de boa na lagoa! Podendo estudar só aquilo que quisesse e me interessa, comendo coisas boas, andando bem vestido e com um carro bem bonito e confortável. Ir aos melhores shows, viajar pros melhores lugares nas férias... Trabalhar então, só se eu quisesse e com algo que gostasse muito de fazer! Seria uma vida feliz! 

Mas... isso sou eu, um cara pobretão pensando. Apenas isso...

A realidade, muitas vezes é bem diferente daquilo que eu me imagino vivendo.

Não posso dizer que é a maioria, muito menos chutar uma porcentagem, porém é inegável que em muitos casos a situação de uma pessoa muito abastada pode se tornar bem obscura. Afinal de contas quem aqui nunca leu uma matéria a respeito de alguém ou conhece uma pessoa que tem tudo, financeiramente falando, mas mesmo assim não consegue ter uma vida tranquila? E eu estou falando de casos em que a vida do suposto rico pode se tornar pior e até mais perigosa do que a vida de um pobretão como eu.

Explico:
"PAPAI, EU QUERO UM HELICÓPTERO!"
Justamento como citei a respeito no GTA, a partir do momento em que não se tem mais objetivos e metas a buscar e cumprir quando se termina o jogo, uma parcela destas pessoas começam a procurar "objetivos secundários", e com isso, entenda como EXTRAVAGÂNCIAS. 

Pra iniciar com um exemplo bem bobo disso, puxem na memória pelo fiho do Eike Batista, Thor Batista, e me respondam por qual motivo uma pessoa usaria um corte de cabelo daquele, malharia e tomaria bomba até parecer personagem de desenho e teria uma aura tão... digamos... excêntrica?

Aliás, por qual motivo um cara pegaria um dos carros do pai, uma Mercedes, e andaria a noite por ai numa velocidade absurda a ponto de atingir um pobre ciclista que foi praticamente desintegrado pelo impacto?

Ele quer ser visto, quer emoções! Mas não qualquer uma como por exemplo ir numa montanha russa de um parque. Isso é bobagem, ele poderia comprar uma montanha russa, até mesmo um parque inteiro! Ele quer mais! Quer ter uma aparência diferenciada, mostrar que seu carro é veloz como um raio vindo dos céus! E o cabelo... tenho notado uma tendência nos filhinhos de papai que sempre deixam o cabelo comprido, batendo no ombro, coisa que um homem trabalhador e prático não faria por todo o trabalho desnecessário que causaria.

E os exemplos não param por aí. Uma grande parcela dos jogadores de futebol está cada vez mais afundada nesta síndrome. Basta ver como costumam se vestir e agir fora de campo.


TANTO DINHEIRO PARA ANDAR VESTIDO FEITO MALUCO QUE FUGIU DO HOSPÍCIO...
Eles querem brilhar mais que a estrela mais brilhante, ter as mais belas mulheres (nada menos que Panicat ou Atriz Global da moda) e serem os mais fortes dos homens! Eles querem "ser protagonistas de GTA", se é que você está me entendendo...

As emoções e possibilidades comuns a meros mortais que tem que estudar, trabalhar, engolir sapos e mais sapos para apenas conseguir se sustentar para repetir tudo de novo no dia seguinte não são o suficiente para gente deste nível. Eles se tornam viciados em emoções, então partem para drogas cada vez mais pesadas, baladas cada vez mais libertinas, comportamentos cada vez mais fora da realidade, assim como nós jogadores de GTA vamos cada vez mais e mais a explorar os limites do jogo.
FILHO DE UMA DESEMBARGADORA PRESO
POR TRÁFICO DE DROGAS
JÁ TINHA TUDO, MAS QUERIA MAIS...

Não é a toa que vemos filhos e filhas de gente famosa enterrados nas drogas ou tendo atitudes e discursos incompreensíveis, se tornando feministas, comunistas, metrosexuais, vivendo só de festas, luxúria e excessos, achando que suas opiniões políticas são de extrema importancia quando na verdade não dão a mínima para o estado em que as coisas estão já que as mazelas da sociedade não os atingem. Se consideram deuses na terra, intocáveis, assim como um jogador com Cheat Codes.

E nem precisa ser ultra rico para entrar numa dessa! Um primo meu que já citei anteriormente é um exemplo. Mora no mesmo bairro que eu, mas por ser filho único (facilita a egolatria e egoísmo) e por ter um pai que tem muita renda passiva e uma mãe que não colocou rédeas se tornou uma espécie de mini gangster, tatuado da cabeça aos pés, nunca trabalhou ou fez faculdade, ganhou casa pronta, e carro é sempre o do ano e de luxo. E adivinhem... Já usou drogas, chamou a mãe de puta, estourou o parabrisa do carro do pai com uma pedra, tacou um prato de comida na cara de um tio... Só sucesso...

Pessoas que nunca passaram por dificuldades financeiras na vida e desde que nasceram sempre tiveram tudo do bom e do melhor são mais sucetíveis a ao longo da vida serem vitimas de doenças psicológicas como depressão ou vicio como drogas, pois tudo que elas têm de bom na vida que é derivado de suas fortunas não e tido como algo bom, e sim como algo comum e trivial, então, em busca de novas emoções e sensações estes indivíduos se colocam em situações e riscos desnecessários, e quando não conseguem mais encontrar fontes de prazer ou auto afirmação caem em profundas depressões ou fugas da realidade. 

No jogo, quando enjoamos é so parar de jogar. Mas na vida real, o suicídio pode acabar se tornando uma opção. Afinal quantas vezes não tivemos notícias a respeito de pessoas que tinham vidas que, de longe, pareciam sonhos, e de uma hora para a outra cometeram suicídio?

Pra finalizar, acredito ser importante a observação destes paralelos que citei e perceber, que algumas vezes, não ter tudo que queremos pode ser visto como uma sorte, pois  são justamente as dificuldades que passamos em busca daquilo que almejamos que nos mantém nos trilhos evitando um descarrilamento fatal.




De seu Lorde e Senhor
Tirano

10 comentários:

  1. Nossa . ótimo post tirano . Já tinha falado sobre isso no blog do betamed. Quando vemos um Playboy achamos que o cara ta só deboa e como você mesmo explicou , as vezes as coisas não são bem assim.

    Parece que existem certas "leis universais" que se não forem seguidas , o fracasso é eminente. E ganhar coisas sem esforço nenhum é uma dessas leis que levam o cara ao fracasso.

    Eu acho que o segredo é o cara sempre ter um objetivo maior , ja percebe que esse é o caminho do sucesso e da felicidade. Não se acomodar. Arnold schwznegger é um exemplo disso , o cara se tornou o melhor fisiculturista do mundo , depois foi o ator mais bem pago de hollywoood e por ultimo foi GOVERNador da california e o cara era austriaco , pobre e fudido. Mas oque fica de lição nessa historia , o cara nunca pode parar de trabalhar , se não ele morre. Já vi muitas pessoas ricas falarem isso. o cara tem que ocupar a cabeça dele para não enlouquecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente! O problema não é ter dinheiro, é justamente não ter um objetivo na vida, viver só por viver, gastar desenfreadamente só pra tentar suprir algum vazio, até que isso vá escalando e se tornando doentio e perigoso! Belo complemento ao post, obrigado!

      Abraço!

      Excluir
  2. Acontece bastante com playboys de berço, o cara já é acostumado ter tudo na mão, ai ele quer adrenalina ou ser o centro das atenções. Claro que acontece com quem era pobre e fica rico, mas em menor número daqueles que já eram ricos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Stifler!

      Realmente, acredito que quem já foi fodido, ou ao menos não nasceu inteiramente rico dê mais valor e saiba que pode um dia perder tudo e voltar ao estado anterior, portanto acaba tomando cuidado e caindo menos nessas armadilhas que uma vida desregrada e na loucura financeira e emocional pode trazer...

      Abraço!

      Excluir
  3. Fala Tirano! Post topzera, como diria o Outro! Quem tem tudo normalmente não dá valor, óbvio que tem suas exceções. Gente que se apega a esse mundo não conseguirá ser feliz de verdade. Um abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  4. Pelo que eu percebo, a vida não possui nenhum objetivo, nenhuma meta, além é claro, sobreviver e procriar. Não nascemos com um propósito em nossos ombros além disso. Criamos metas em nossa mente movidos por instintos primitivos (sexo por exemplo) e as vezes por sentimentos um pouco mais complexos (porém ainda sim derivados de instintos primitivos), do amor a religiosidade. Não há nenhuma meta, nenhum lugar para chegar, nada para conquistar. Muita gente, após perceber isso, acaba não sabendo lidar e entrando em depressão, perdendo a motivação, etc. Porém meu conselho é que mergulhe no mistério da vida, nas possibilidades. Crie você mesmo o sentido da sua vida, faça você mesmo, o melhor destino possível por meio de suas escolhas, algo novo.

    Certa vez um pintor pegou um quadro em branco e decidiu que nele seria feita sua última pintura. Por anos a fio aquele pintor fez sua obra no quadro, ele havia decidido que esse trabalho seria sua meta principal, seu grande objetivo de vida. Não foi a sociedade que decidiu isso por ele, nem mesmo Deus. Mas aquele homem estava muito feliz com o seu trabalho. Ele mesmo escolheu o seu propósito. Certo dia ele terminou o quadro, ficou lindo, porém só ele via tal beleza no quadro, as pessoas em volta ignoravam, pareciam cegas, porém para ele isso pouco importava. Alguns dias após terminar, esse pintor foi encontrado morto. Havia se matado após concluir o propósito que ele mesmo criou como o mais importante da sua vida.

    O quadro branco é a sua vida, cabe a você pintar o seu propósito.

    Analise os seus objetivos e metas com calma. Medite sobre os caminhos que você está seguindo na vida, e para onde está indo. De repente pode não ser o que te fará se sentir completo. De repente você pode estar fazendo a pintura errada no quadro, acreditando que é a certa, baseado nas crenças que absorveu do sistema. Talvez você não precise ficar milionário ou fazer sexo com a mulher mais gostosa do mundo para se sentir pleno, muito pelo contrário, isso pode te fazer se sentir muito vazio caso você chegue lá pois tem como base instintos primitivos e condicionamentos sociais, e não um propósito criado por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, parabéns Tirano pelo excelente post. Sou grande fã da franquia GTA, e vejo no jogo quase que uma fuga da realidade... O jogo traz uma incrível sensação de poder.

      Muito sensato o comentário do Brian Alef. Comentário motivador!

      Abraço

      Excluir
    2. Realmente, é necessário refletir muito a respeito dos rumos e objetivos que colocamos em nossas vidas, pois se vacilar pode ser tarde demais quando percebermos...

      Abraço!

      Excluir
  5. Fala Tirano, tudo certo?
    Porra baita post hein!! Realmente, cada coisa que agente conquista é motivo de comemoração, e essa galera deve ficar meio perdida mesmo, nada mais da prazer.

    Porra deu até vontade de jogar denovo, vou baixa kk

    abs

    ResponderExcluir

*OBSERVAÇÕES SOBRE OS COMENTÁRIOS

-Os comentários e opiniões são de total responsabilidade de quem os postou. Tenha moderação e educação para não se foder depois.
-Lembre-se que vivemos na era do mimimi e do "Vou te processar!".