EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER FINANCEIRAMENTE IDIOTA

MONEY IS POWER, BITCH !!!

Vamos falar um pouco sobre educação financeira familiar e sobre algumas coisas que você deveria saber, ou ao menos ter percebido sobre sobre ela, mas não se tocou ainda.

Já parou para pensar sobre o porquê de você, que muito provavelmente estudou em escola pública, nunca ter tido nem sequer uma mísera aula sobre economia doméstica? Quem dirá então sobre economia global!  No máximo você sai sabendo que o Brasil faz parte do MERCOSUL, isso se você lembrar, né.

Mas vamos ao básico:

É engraçado, e também muito trágico, como saímos do ensino médio (para aqueles que param por ai ou até mesmo para muitos daqueles que cursam uma faculdade posteriormente) sem a mínima noção de como administrar dinheiro, como e qual a importância de poupar, mesmo que pouco, aquela suada merreca que por ventura ganhemos em estágios ou empregos durante nossa vida. Por causa disso mesmo segundo o ditado popular “Cabeça vazia é oficina do Diabo” o mais comum de vermos por ai é a molecada recém-empregada e que geralmente ainda mora com os pais e não tem nenhuma responsabilidade, como ajudar com os gastos de casa por exemplo, gastando tudo que tem em futilidades como roupas, perfumes, tênis da moda, baladas, automóveis e equipamentos de som pra estrondar na Night e durante o dia também infernizando a vida de quem acorda cedo ou trabalha de madrugada e dorme durante a tarde, tornando-se assim desde cedo zumbis consumidores do mais puro lixo, onanistas das prestações que acumulam e prisioneiros das futilidades que apodrecem ainda mais o seu já cambaleante senso de dignidade e parcimônia...

E como se não fosse suficiente quando se tornam adultos (ao menos em idade, pois em mentalidade, pff...) continuam mantendo o mesmo padrãozinho ridículo de vida, mas agora em grupo e de uma maneira muito mais nociva a si mesmo e a sociedade a sua volta, pois mesmo sem ter onde cair mortos se casam com pessoas igualmente sem instrução financeira e passam o resto de suas vidas na maior pindaíba, apenas procriando uma ninhada de herdeiros da miséria, consumindo produtos inúteis e fazendo perdurar por gerações a ignorância financeira enquanto colocam a culpa no governo, no capitalismo e em Deus e o mundo sem olharem para os próprios narizes.

Querem um exemplo prático e rápido? Quem aqui não conhece ao menos um casal que vive no aluguel num barraco mas tem carro zero comprado a prestação na porta da choupana que nem garagem tem, já tem pelo menos uns 5 filhos com nomes como Vanderclayson, Wericlison, Dewid, Alequissandra e Kimberli, aquela escadinha linda desde o mais velho com 27 anos no rabo desempregado e que ainda sonha em ser jogador de futebol profissional e estourar no Barça pegando todas as europeias gatas de olhos azuis até o catarrentinho mais novo que gasta 5 pacotes de fralda descartáveis por semana, praticamente uma fabriquinha de merda mole. Mas o mais lindo mesmo é ver que no final de semana todos vão curtir aquele programa em família no “Shópin” com direito a Milk-shake, pipoca, cinema e aquela passada básica na Riachuelo pra dona Marinete comprar no cartão da loja em 12x aquele baby doll sexy que a faz ficar parecendo um botijão encapado para naquela mesma noite juntamente com seu marido terem um coito digno de animais como capivaras ou porcos selvagens, sem camisinha é claro, onde ela vai engravidar do pequeno Tayrone Reeves jr, o próximo herdeiro do trono de merda e lama que seus pais estão preparando para sua chegada...


!!!PUTA QUE PARIU, VÃO TOMAR NO CÚ, PORRA!!!


UMA DE MINHAS EXPLOSÕES DE RAIVA

AO LEMBRAR DE QUEM FAZ FILHO SEM

TER ONDE CAIR MORTO 

...Perdão, mas não pude me conter, eu fico PUTAÇO DEMAIS DA VIDA  com essas coisas tive até que ir tomar água e um pouco de ar só de imaginar toda essa cena dantesca para descrever, o foda é saber que tudo isso é real e acontece enquanto digito.

E isso que eu nem me lembrei de falar que alguns desses filhos por serem criados ao Deus-dará pelos pais que só assistem novelas, futebol e não prestam atenção em nada ainda podem vir a se tornar até mesmo marginais por se viciarem em ostentações financeiras e na busca por encontrarem maneiras fáceis de conseguir o que querem através de roubos, assaltos e... PORRA VÃO SE FODER CAMBADA DE IRRESPONSÁVEIS MALDITOS, EU VOU DILACERAR A JUGULAR DE CADA UM DE VOCÊS COM MEUS PRÓPRIOS DENTES!!!

AS RAIZES DESTA IGNORÂNCIA:
Voltado um pouco ao início, por qual motivo esta ignorância sobre finanças e os males que isso acarreta se perpetuam geração após geração, cada vez mais rápido? Pela falta de informação. E adivinhem por que isso acontece ! Por ser extremamente interessante aos governantes de uma nação que sua população seja a mais mentalmente atrofiada possível e que dependa do estado para tudo sem exceção, como custeio e auxílios financeiros para moradia, alimentação, saúde, lazer e até mesmo trabalho. 

Lembra do Seguro Desemprego e do Fundo de Garantia ? Por qual motivo o GOVERNO precisa criar para você (no caso seu empregador, mas da no mesmo pois o dinheiro é seu) uma poupança e te OBRIGAR a depositar lá mensalmente uma parte do seu salário para quando você ficar desempregado ter do que viver? Você mesmo não poderia fazer isso ? Mas não, o estado não confia em você pois sabe que não te criou para que tenha essa capacidade, ele te trata como um bebê que precisa ter tudo dado na boquinha, igual mamadeira... Ou seja, se as pessoas não tem condições de ter essas responsabilidades por si sós com base em educação, moderação e controle de seus gastos eles se tornam escravos acorrentados a aqueles que lhes dão aquele mínimo que precisam para subsistirem.

Ficou difícil entender o motivo de existirem famílias com até 9 filhos no nordeste reféns do PT e do Bolsa Família para não morrerem de fome ou ao menos poder ComPrar uMA CALÇa PRa Uma aDoLEScENTE QUE CUSTA 300 FUCKING REAIS !!! HEIN !!! HEIN!!! HEIN!!! EU TO FICANDO PUTO DE NOVO MEUS DEUS DO CÉU ALGUÉM ME SEGURAAAAA, HOJE EU MATO UM INFELIZ!!!!

Os políticos brasileiros costumam comparar muito os direitos trabalhistas nos E.U.A  e na Europa, estufando o peito e dizendo que aqui na Banânia as leis amparam muito mais os trabalhadores e que existe o INSS para lhe garantir uma aposentadoria (mesmo ela sendo pífia e nós escutarmos todo dia que a previdência anda com um rombo insustentável) quando na verdade estes supostos benefícios apenas nos tornam irresponsáveis. Lá no primeiro mundo se recebe um puta salário mais alto do que aqui, ao menos na maioria das vezes, mas é justamente porque lá o governo te educa desde cedo e te deixa livre pra fazer o que quiser com o dinheiro, mas não se responsabiliza com coisas como a sua saúde, pois não existe hospital publico, ou você poupa pra quando ficar doente ou vá tentar tratar câncer de estomago com chá de erva cidreira, portanto não se metem muito menos com seu desemprego. É logico que lá também não é o paraíso e algumas pessoas se fodem, mas querer comparar a situação de lá com essas palhaçadas daqui pra mim não passa de uma bela piada digna de gargalhadas.  


QUANDO CHEGAR SUA VEZ A IDADE DE

APOSENTADORIA JÁ SERÁ DE 140 ANOS

Falando em aposentadoria aqui no Brasil são muitos os casos de golpe no INSS onde as pessoas simulam doenças ou até mesmo se ACIDENTAM PROPOSITALMENTE com a intenção de receberem pensões pelo resto da vida para poderem passar a vida vendo novelas ou com o bucho encostado numa mesa de bar tomando pinga, e vocês sabem que isso é verdade. Eu mesmo já soube de um filho da puta que vivia aqui próximo que tomou umas cachaças pra anestesiar, pegou um rojão daqueles de festa junina enorme, acendeu e segurou na mão até a porcaria explodir e desintegrar 3 dedos da mão direita dele, inclusive o polegar que é considerado o mais valioso no mercado negro do INSS por impossibilitar o trabalho manual e facilitar e muito a entrada no processo de aposentadoria. Uma hora dessas o desgraçado deve estar em alguma praia do nordeste, recebendo pensão, tomando uma caipirinha e passando a mão esquerda na cintura de alguma morena enquanto ri e olha pra sua mão direita desfigurada que deve ter ficado parecendo uma couve-flor após a explosão. Este tipo de "oportunidade" de falcatrua é o que tanto alimenta o chamado Jeitinho Brasileiro, que a tudo destroi e corrói como se fosse uma piada, bem humorada e malandra.

Portanto, meus amigos, é por tudo isso e muitos outros motivos que você já pode imaginar que existe sim a importância de se obter educação financeira, tanto para não depender da benevolência de um estado que só quer lhe foder, quanto para não viver uma vida miseravelmente iludida que será estendida a todos os seus familiares mais próximos como seus filhos que ao imitarem o comportamento financeiro boçal dos pais também se condenam a bancarrota não apenas se tratando de dinheiro, mas também de sua riqueza intelectual. Não esperem que a escola ensine isso pois não existe este interesse, assim como também não esperam uma solução cair do céu, pesquisem por si sós, planejem bem suas vidas, façam planos, pensem em progredir, em crescer, em trabalhar, estudem, cuidem bem dos seus filhos e lhes ensinem o valor do dinheiro e do trabalho, para quando forem jovens ou adultos tenham orgulho dos pais que tiveram, e não raiva ou desprezo por terem sido colocados neste mundo com uma mão na frente e outra atrás e sem nenhuma chance de progredirem

Saber premiar é um dom dos bondosos mas saber dizer não e ensinar que não se pode, nem se deve querer ter tudo, é o dom daqueles que realmente se importam com o futuro daqueles que amam.

Existem diversos blogs sobre isso, desde pessoas que ensinam o básico sobre guardar parte do salário todo mês até pessoas contando suas aventuras em busca da independência financeira, da busca pelo primeiro milhão, de aventuras no mundo do empreendedorismo, sobre compra e venda de ações! Mas o interesse e o primeiro passo, mesmo que pequeno, tem que ser seu, ninguém vai bater na sua porta de manhã oferecendo a salvação.

Só as Testemunhas de Jeová



MELHOR SER CONHECIDO COMO PÃO DURO 

DO QUE COMO MENDIGO DE PRAÇA

Este post fica como iniciação ao assunto, caso tenham casos interessantes sobre este assunto pra compartilhar, dicas de sites, blogs ou materiais sobre finanças desde os básicos até os avançados deixem ai nos comentários !





Sem mais.
De seu agora lorde e senhor que tem 2 empregos
Tirano


Curta também a página no facebook:https://www.facebook.com/blogdotirano/

7 comentários:

  1. Por falar em aposentadoria, nunca concordei com o homem aposentar 5 anos mais tarde contribuir 5 anosmais e viver 10 anos menos que a mulher em média :

    Um homem que viveu 70 anos e contribui 35 pra se aposentar = 50% da vida contribuindo aposentou aos 65 anos e viveu até 70 só recebeu 5 anos, pobre homem.
    Uma mulher que viveu 80 anos( mulher vive mais) contribuiu 30 anos = apenas 38,5% da vida contribuindo, aposentou aos 60 e viveu até 80, recebeu 20 anos, 400% a mais que o homem.

    A mulher pagou menos, recebeu mais e viveu mais.

    Por que os homen aceitam isso?

    A mulher é mais fraca? Se é fraca não deveria ter saido de casa e se é forte aposente e contribua igual o homem ou que o inss se torne opcional contribuir pois eu não quero pagar a conta das mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os homens aceitam isso pq são trouxas e se dobram ao politicamente correto. Quer ver qualquer feminista ter um ataque epilético é só fazer estas mesmas perguntas que você fez aqui pra uma delas, ela nunca vai conseguir responder, pois diz que é forte como os homens e tem capacidade de tudo mas ao mesmo tempo não largam o osso das facilidades e vantagens que possuem como mulheres, são hipócritas de marca maior. Só não espere que elas admitam isso, vão lhe acusar de estupro, homofobia, racismo, nazismo, esoterismo, pompoarismo, turismo, etc, etc, etc como sempre, mesmo que não faça o menor sentido.

      Excluir
  2. Leia o livro pai rico pai pobre.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive aulas de educação financeira como a maioria da população brasileira, não tive instruções dos meus pais mas o segredo para ter controle financeiro está bem na nossa cara: ter disciplina. Sempre procuro parar pra pensar: "realmente preciso disso, daquilo?", procuro opções mais baratas, tenho controle nas minhas ações. Outra tatica minha é guardar 12% do meu salário ao mês (é só multiplicar 0,12 X seu salário).
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer o orçamento básico do mês em uma planilha e ir adicionando os gastos esporádicos também é uma ótima maneira de nos sentirmos mais no controle da situação e nos ajuda a perceber onde estamos aplicando o dinheiro de maneira errada e até mesmo a planejar os meses e anos seguintes. Moro sozinho e apesar de não ter que pagar aluguel, o que já é um grande alívio, arco com a alimentação, água, luz, internet, despesas do automóvel e em um mês normal, mesmo havendo pequenos imprevistos com gastos consigo manter uma média entre 40 e 50% do meu salário economizado, e olha que ele hoje nem tão bom quanto já foi no meu emprego anterior antes dessa crise maldita pegar...

      Abraço !

      Excluir
  4. Tirano tu merece ganhar uma grana com suas postagens, ri pra carai, tudo o que eu penso tu botou no papel, muito bom saber que tem outras pessoas que pensam como eu no Chimpasil, só uma guerra civil braba pra fazer esses brasiloides acordarem.

    ResponderExcluir

*OBSERVAÇÕES SOBRE OS COMENTÁRIOS
-Comente! Sua participação incentiva o autor, e além disso sabemos que você não esta fazendo nada mesmo, né...
-Se for comentar como anônimo crie ao menos um pseudônimo para se identificar no final do comentário.
-Seu comentário será liberado e respondido assim que aprovado.
-Comentários ininteligíveis ou apenas com a intenção de ofender o autor do texto ou algum outro comentador serão ignorados. Nem tente.
-Os comentários e opiniões são de total responsabilidade de quem os postou. Tenha moderação e educação para não se foder depois.
-Lembre-se que vivemos na era do mimimi e do "Vou te processar!".