POLARIZAÇÃO

AS ARMADILHAS QUE SE ESCONDEM EM AMBOS OS LADOS DA MOEDA


LIVRE-SE DA OBRIGAÇÃO DE ESCOLHER UM LADO
Seguindo a ideia de esclarecer bem alguns conceitos gerais antes de voltar a entrar em assuntos específicos vamos hoje falar sobre os problemas existentes na atitude de se polarizar, ou seja, quando a pessoa decide escolher "um lado" para defender, um time, uma determinada ideologia filosófica ou política ou como gosto de dizer, se alistar em um dos exércitos que entram em combate, sangram e no fim quase sempre não resolvem nada.

Sabemos que neste mundão de meu Deus Metal existem as mais diversas opiniões sobre os mais diversos assuntos que tentam criar as mais diversas soluções para os mais diversos problemas. Logo, como não poderia deixar de ser, como animais sociais que somos (mais animais que sociais, e não no bom sentido a meu ver) nós seres humanos temos aquela já velha e conhecida tendência a nos organizarmos em grupos de afinidades ou interesses, afinal de contas torna as coisas mais fáceis e as trocas de idéias mais dinâmicas e isso ocorre em praticamente todas as áreas da vida que se possa imaginar como por exemplo as religiões, sindicatos trabalhistas, partidos políticos, grupos defensores de direitos dos mais diversos tipos de seres e culturas, etc, etc e etc que eu acho que você é capaz de imaginar.

Mas, e como sempre aqui temos um "mas"... é claro que as pessoas fazem merda e a coisa é utilizada para objetivos escusos.


Acontece que a grande maioria dessas organizações já estão praticamente consolidadas, ou seja, já com suas ideias, regras e modos de pensar definidos há muito tempo, então você, meu caro amigo, quando se interessa por alguma destas formas de pensar e resolve participar do grupo passa, muitas vezes até imperceptivelmente, por um processo de conformação. Em teoria sempre existe alguém pra dizer que seu grupo é democrático e que aceita todas as sugestões e idéias advindas de seus novos membro, porém na prática obviamente as coisas nunca são assim... Este processo de conformação se dá pelo seguinte motivo: não dá pra todo mundo ficar toda hora dando pitaco nos rumos e regras do grupo, ou logo perceberiam que é impossível grandes grupos de pessoas concordarem em 100% com todas as nuances e então o clima de união e coesão se desfaria e por consequência a "força" deste mesmo grupo se desfaria, portanto é necessário que as pessoas se conformem ao grupo, ou seja, deixem de lado alguns pontos com os quais não concordam ou não se sentem bem com relação as idéias deste órgão coletivo ao qual resolveram se unir.

Obviamente quase todo grupo tem seu espelho, ou seja, um grupo oposto e discordante. A Direita tem a Esquerda como oposição, o Capitalismo tem o Socialismo/Comunismo como oposição, a Religião tem o Ateísmo como oposição, os defensores da liberação das drogas tem aqueles que são contra como oposição e assim por diante, e com o detalhe que TODOS acham estarem absoluta e perfeitamente certos sobre suas posições adotadas.

É justamente ai neste momento de embate entre estes exércitos opostos em que se dá a obrigação dos membros de tais grupos de defenderem cegamente seus ideais sem sequer poder questionar se eles estão total e realmente certos, ou seja, você é OBRIGADO a defender um pacote completo de ideias, seja elas quais forem mesmo sem concordar, isso quando as pessoas pelo menos sabem qual é a totalidade destas ideias, afinal não é novidade pra ninguém que existem seres que conhecem um grupo hoje, se encantam com 2 ou 3 idéias e amanhã já está vestindo a camisa do time sem nem ao menos procurar saber quais são as outras ideias além dessas com as quais simpatizaram. As pessoas devotam suas vidas à causas em demonstrações quase tribais de ódio e histeria contra os grupos de oposição. Quem esqueceu a batalha mitológica entre DILMA ROUSSEFF DEUSA DA (IN)JUSTIÇA SOCIAL contra os exércitos do antigo TITàDO CONSERVADORISMO AÉCIO NEVES ? Só faltou ter guerra civil no país, Sul contra Norte, batalhas sangrentas em debates, vitimas com seus orgulhos feridos e um final, como sempre, que não trouxe paz nem melhora nenhuma para a nação como um todo, a não ser o orgulho torpe dos vencedores e o ódio velado dos derrotados que prometem e bradam gritos de vingança que ecoam e arranham as paredes das profundezas do Tártaro para onde foram banidos...

Mas não para por ai. Caso você ali instalado no movimento tenha a AUDÁCIA de ler o livrinho de regras do seu grupo, pensar com a própria cabeça e e discordar de algo vai aparecer praticamente uma Polícia do Pensamento (leia o livro 1984 e entenderá melhor o termo) muitas vezes formada pelos próprios integrantes do seu grupo em defesa de seus líderes e ideais para vir lhe "explicar" melhor os pontos com os quais você não concorda, ou seja, em outras palavras distorcer certos fatos e idéias para que você ache que não entendeu bem e continue concordando e mantendo sua presença para engrossar o coro do grupo, afinal de contas quanto maior é um grupo mais ele parece ter razão, coisa que nada mais é que apenas um efeito psicológico. Lembram da Alemanha Nazista ? Então, uma nação inteira de gente ERRADA, porém o numero enorme fez com que muitos outros países  entrassem na onda e a apoiassem, uns por empolgação, outros por medo de ficarem de fora e "em cima do muro", sofrendo as consequências de seu silêncio e falta de apoio caso os alemães vencessem.

E em um caso extremo de você realmente não ser apenas um boneco de barro na mão de um dos deuses opostos e ser uma criatura pensante, a ponto de conseguir ver não só coisas ruins em meio aquelas defendidas por seu lado mas também coisas boas em meio ao discurso de seus opositores e tente trazer isso aos seus correligionários você será escorraçado como traidor e esmagado contra a parede por aquela mesma Polícia do Pensamento que já citei anteriormente. Vão lhe desqualificar, distorcer suas palavras, e acionar um arsenal de mísseis carregados com os mais grosseiros Ad Hominem que você possa imaginar, tudo na tentativa de lhe destruir e desmoralizar para que você não consiga abrir os olhos do restante da massa de manobra, formada pelos membros deste exército pelo qual você agora é visto como traidor que deve ser silenciado. Para a maioria só existe o BEM e o MAL e obviamente todos se imaginam como os Guerreiros Brilhantes e Cromados do Valhalla combatendo os demônios do inferno que se opõem ao bem maior e divino que seus grupos tanto almejam.

QUANDO VOCÊ DIZ QUE NÃO CONCORDA COM ALGO...
É claro, como não poderia deixar de ser, a maioria destes tipos de fenômenos sociais necessitam de grandes quantias de dinheiro para lubrificar as engrenagens de suas maquinas de guerra e propaganda, e obviamente este dinheiro normalmente provém de contribuições dos próprios membros e, novamente como não poderia deixar de ser, onde existe grana existe poder, e poder sempre, sempre e sempre corrompe. O alto escalão destes grupos, sejam quais forem, sempre ficam encarregados de lidar (e desviar para consumo próprio) estes recursos, e então chegam à conclusão simples que a guerra precisa se perpetuar e se tornar ETERNA, pois assim se manterão sempre em posse destes vastos recursos, vivendo vidas soberbas e gloriosas com suas famílias e herdeiros enquanto logo abaixo de seus tronos seus escravos ideológicos se digladiam e perecem na lama e na miséria da história. Vez ou outra estes líderes estrategicamente e em nome de manter a moral de seus exércitos utilizam estes recursos pra fazer pequenas benfeitorias em benefício de seus mínions, como incentivo a mante-los animados e sempre dispostos à batalha. Lembre-se das obras de tempo de eleição ou dos "exorcismos" de fiéis possuídos, coisas que mesmo descaradas aumentam de maneira gigantesca a fé nestes mesmos líderes.

Mas não vamos pensar também que todos envolvidos de baixo escalão (massa de manobra) destas guerras são inocentes que ainda não foram iluminados, pois muitos sabem sim em meio ao que estão metidos e permanecem fiéis a seus líderes não pelo suposto bem geral, mas sim por seus lucros egoístas e individuais que muitas vezes até prejudicam aqueles que também estão no mesmo barco.

Como sempre o ser humano sendo humano, ou seja, um egoísta travestido e altruísta.

Mas Tirano, não foi você mesmo que na época das eleições citadas neste texto se pronunciou e disse ser favorável ao candidato que hoje nos FODE o país dia após dia ? Como você é capaz de escrever tudo isso agora ?

Pergunta pertinente.


De fato sim, me pronunciei, expliquei os motivos e por infelicidade acertei quem venceria, porém, todavia, entretanto nunca fui militante de nenhuma causa, nem a azul muito menos a vermelha e simplesmente expus minha opinião sobre qual dos males me parecia o menor. Errei em minha opinião principalmente por ter sido inocente o suficiente pra achar que a situação poderia não melhorar, mas ao menos não pioraria, e aqui estamos hoje, talvez mais fodidos do que nunca. Mea Culpa.

Mesmo sendo um cara que em 90% do que pensa bate com os ideais da Direita não achei na época que Aécio Neves era melhor opção por suas falhas de caráter e má administração de Minas Gerais, mas nem por isso entrei pra turma dos esquerdistas lambedores da Dilma, a qual tanto discordo em 90% do que diz também e acho que são a ruína deste país e da América do Sul.

Errei em meu julgamento, apesar de achar que com Aécio a situação seria a mesma de hoje, apenas com ele dizendo que tudo que está acontecendo é  herança dos governos petistas passados, mas faço minhas as palavras de Blaise Pascal: "Não me envergonho de mudar de ideia, porque não me envergonho de pensar."

Isso se chama liberdade de pensamento.

O único caminho que tenho observado pelo qual é possível deixar de ser um joguete na mão dos poderosos, sendo enganados e usados, é tornarmos-nos Livres Pensadores, ou seja, céticos, estudiosos dos diversos pontos de vista existentes e capazes de pensar e agir por nós mesmos, sem nos prendermos a livros, condutas e regras criadas e impostas por terceiros. Obviamente este caminho não trás o aconchego de estar rodeado de pessoas que "pensam" igual, afinal de contas onde muita gente pensa igual é sinal de que muita gente não está pensando de verdade, porém trás a certeza de que cada erro e cada acerto cometido é obra de sua própria experiência e inteligencia.

Vou deixar aqui alguns links de vídeos que não só complementam mas expandem muito este assunto:

Clarion - Não se Defina !
https://www.youtube.com/watch?v=LV41BBZ0_iY

Clarion - Não se Defina ! (Parte 2)
https://www.youtube.com/watch?v=mWGbONpEDvg

Clarion - A Metáfora da Caixa de Bombom
https://www.youtube.com/watch?v=UoZ_X8a47Oc

Canal do Bom Senso - Dividir para conquistar
https://www.youtube.com/watch?v=VIsFNSSP05U


Sem mais, por enquanto.
De seu Lorde e Senhor
Tirano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Comente! Sua participação incentiva o autor, e além disso sabemos que você não esta fazendo nada mesmo, né...
-Seu comentário será liberado e respondido assim que aprovado.
-Comentários ininteligíveis ou apenas com a intenção de ofender o autor do texto ou algum outro comentador serão ignorados. Nem tente.
-Os comentários e opiniões são de total responsabilidade de quem os postou. Tenha moderação e educação para não se foder depois.
-Lembre-se que vivemos na era do mimimi e do "Vou te processar!".