O EFEITO BORBOLETA

MELHORANDO O FUTURO ATRAVÉS DE MUDANÇAS NO PASSADO

Antes de qualquer outra coisa venho me desculpar pelo hiato prolongado de minhas publicações aqui neste site devido a problemas pessoais. Apesar de nunca ter me comprometido em manter uma periodicidade regular me sinto na obrigação fazer este pedido de desculpas em respeito a aqueles que se importam com o que escrevo e que tem cobrado meu retorno se mostrando muito interessados em minhas concepções e demonstrando muita afinidade através dos comentários feitos aqui em meus texto e também lá na pagina do site no Facebook.


Agora vamos ao assunto principal.

Devido esses problemas que tive parei esse tempo todo para pensar em minhas atitudes, meus pontos de vista, meu passado e meu futuro e cheguei a algumas conclusões importantes quando me lembrei de um filme que assisti a um tempo atrás e achei muito interessante que se chama "O EFEITO BORBOLETA".

Resumidamente e sem estragar a diversão de quem ainda não viu este filme irei dar uma ideia do assunto sobre o qual ele trabalha que é a TEORIA DO CAOS. Trata-se da historia de um homem que vive arrependido e atormentado por erros cometidos no passado, não só por ele mas também das pessoas ao seu redor, e que tem a capacidade de voltar no tempo e alterar pequenos detalhes do passado que acabam repercutindo em seu futuro. Estaria tudo certo se essas pequenas alterações apenas corrigissem os erros, mas elas também acabam causando outros erros diferentes e sempre que ele retorna ao seu "futuro" as coisas continuam dando erradas, mas de maneiras aleatórias e sempre diferentes.


Este tipo de problema também está presente na série de filmes "DE VOLTA PARA O FUTURO", afinal de contas quem não se lembra de Martin McFly e suas viagens no tempo tentando melhorar as coisas e se metendo em problemas cada vez maiores por causa de suas alterações ?


E quem aqui nunca pensou em como seria legal ter essa oportunidade ?
Mas infelizmente isso só é possível na ficção...

Todos nós temos algum arrependimento ou desejo, que gostaríamos que alguns fatos tivessem acontecido de maneira diferente, sabemos exatamente o que deveríamos ter feito para que as coisas saíssem bem, mas infelizmente só obtemos este conhecimento tarde demais, depois do fato ocorrido e quando já não adianta mais chorar pelo leite derramado...

As vezes uma simples palavra, um simples olhar ou sorriso podem mudar tudo. Mesmo que não seja naquele exato momento da ação essas coisas ecoam de maneira sútil no ambiente e nas pessoas fazendo com que tomem essas ou aquelas decisões que podem e com certeza irão alterar o futuro em algum ponto.

Ideia principal da Teoria do Caos segundo a Wikipédia:

"A ideia é que uma pequena variação nas condições em determinado ponto de um sistema dinâmico pode ter consequências de proporções inimagináveis. "O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque."

Ou seja, aquele NÃO que você disse quando te chamaram para ir em uma festa a 1 ano atrás pode ter mudado todo seu destino e te trazido até aqui neste exato momento, aquele ônibus que você PERDEU a 6 meses atrás fez com que você esperasse o próximo por 30 minutos e conhecesse a garota que sentou ao seu lado e se tornou sua atual namorada com quem você casará e terá 3 filhos daqui a 10 anos... As possibilidades trazidas por um único e pequeno fato isolado podem mudar sua vida para sempre de maneiras inimagináveis !

Aposto que agora você se lembrou de muitas coisas pequenas que repercutiram fortemente na sua vida e te deixaram feliz não é ?

Mas e as coisas que deram errado ?

Dá uma angústia em saber que poderiam ter sido diferentes e não podemos fazer ABSOLUTAMENTE NADA para muda-las pois o momento já passou não é mesmo ?

E então você se vê como eu me vi:


COMPLETAMENTE ARREPENDIDO E ANGUSTIADO 

O que fazer ?
A hora já passou, o momento se perdeu... e só percebemos muito tempo depois. E quando esses erros envolvem a confiança, amizade ou sentimentos de outras pessoas o peso em nossas costa se torna ainda maior, quase insuportável, nos sentimos como o TITÃ ATLAS carregando o peso do mundo nas costas.

Tentamos de todas as formas e com perseverança correr atrás do prejuízo, desfazer os enganos, nos retratar diante da situação, mas infelizmente as vezes não tem jeito, algumas coisas não tem volta.

Só o que nos resta é a lição amarga aprendida e a lembrança e imaginação de algo que poderia ter sido mas jamais poderá ser novamente.

Até agora falamos somente sobre o passado, mas em relação ao futuro e as coisas que ainda não aconteceram nós temos uma chance. O futuro pode ser brilhante e ensolarado, mas depende das ações que tomamos hoje, já que afinal o presente é o passado de nosso futuro (entendeu ? haha leia de novo...) e é o único momento em que podemos fazer algo de relevante para que a caminhada seja no minimo menos árdua. Como podemos notar pelo que foi dito até agora tudo está nos pequenos atos, nos detalhes e na boa vontade e boas intenções com que eles são feitos. Claro que existem coisas extremamente fora do nosso controle como o exemplo do ônibus perdido que dei, porém podemos e devemos agir em cima das coisas que estão ao nosso alcance.

"Mas como Tirano ? Qual a receita mágica ???" 

Não sei, ninguém sabe...

FALOU, FALOU... E NÃO DISSE NADA, NÉ TIRANO, SUA MULA !

Na verdade não existe como saber, mas acredito que apenas o fato de prestar atenção nas pequenas coisas, de sempre procurar ver todos os lados e possíveis desdobramentos de uma situação já são atos responsáveis e positivos o suficiente para tentar sempre tomar as melhores decisões, aquelas que nos guiarão a um destino melhor.  o simples fato de dizer mais a palavra SIM por sí só já muda muita coisa, como visto no filme "SIM SENHOR" de Jim Carrey.

"Ha Tirano, ta falando merda já... quer comparar a vida com filmes..."

Vai dizer que você nunca reparou que quando se tem mais atitudes positivas as coisas costumas sair bem melhores no final ? É uma questão de se esforçar, de sorrir e ir seguindo em frente, dia após dia, só isso, não tem muito segredo e muito menos provas, mas acho que é assim que se deve fazer.

Aproveitando que as pessoas vem participando bem aqui do site nos comentários e que esse é um assunto bem aberto eu deixo essa pergunta final:

Que atitudes você toma para evitar um futuro indesejável ?

Sem mais, de seu agora lord e senhor
TIRANO. 

Curta a pagina do TYRANT no FACEBOOK:
http://www.facebook.com/blogdotirano

9 comentários:

  1. Oi tyrant

    tento sempre pensar no longo prazo em detrimento do curto prazo.
    Antes de tomar uma decisão penso o que ela pode me gerar no futuro.
    A partir daí escolho qual caminho tomar.
    Nem sempre dá certo, mas é o melhor que dá pra fazer!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente procuro não tomar nenhuma decisão nem agir de cabeça quente. Minha raiva normalmente não me permite utilizar a razão. Em seguida tento (pois nem sempre é possível) ver a situação a qual devo tomar uma decisão de uma ponto de vista diferente. Me coloco como espectador da situação, ou me coloco no lugar do outro, ou seja, tento fazer uma escolha sem preconceitos, sem deixar me levar simplesmente pela emoção. Por fim, mas só para os que acreditam, não tomo nenhuma decisão sozinho, Deus está sempre comigo, só preciso estar disposto a escutá-lo.

    ResponderExcluir
  3. Boa pergunta e agora q eu parei pra pensar... a resposta é assustadora no meu caso.

    ou seja

    eu não faço NADA para evitar um futuro indesejavel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa e a melhor atitude mesmo... eu tenho provas disso, de tanto pensar e achar que faço a coisa certa, o tempo me mostra que eu fiz tudo - absolutamente tudo errado...O certo e não fazer nada mesmo e deixar as coisas fluirem naturalmente.

      Excluir
    2. Já me ferrei muito por ficar tomando cuidado e pensando demais no futuro e acabei deixando o presente escapar por entre meus dedos. Foi um erro fatal e sem volta.

      Por isso o assunto é complicado.

      Excluir
  4. Ultimamente confesso que não tenho pensado muito para agir, vou apenas seguindo o curso natural das coisas, como se o que for acontecer irá acontecer de qualquer modo, não importa o que eu faça...
    Acho que está na hora de pensar mais, mas por outro lado isso não vai gerar uma espécie de "tortura" caso eu pense demais e a coisa toda saia errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também pode ser um perigo, bem pensado.

      Pensar demais no que já aconteceu só gera a duvida se tomamos as decisões certas, e além do mais como diz o ditado "quem pensa muito não faz" pois enquanto pensamos a oportunidade pode estar indo embora.

      Acho que precisamos apenas tentar tomar as melhores atitudes no presente, sem ficar remoendo as ações do passado, tenham sido elas certas ou erradas.

      Valeu pelo comentário, obrigado !

      Excluir
  5. O ponto inicial de como eu lido com essas situações ,e não procurar ficar me CULPANDO sei que cometemos erros extremamente impensaveisss,, mas ficar me culpando não ira me ajudar,mas ao contrario vou me sentir precionado para não cometer mais erros.

    A tempos atraz percebi q as pessoas que se preocupam de mais com que poderiam faser para não cometer o mesmos erros do passado são mais inseguras e depremidas...

    Sabemos que o passado jamais sera mudado ,, portanto me preocupo sim com meu passado , sei q tomei lições que jamais irei cometer e apreendi outras que se exitir oportunidades não deixarei de faser hoje ,,, mas se não conseguir concertar meus erros e nada disso acontecer continuarei minha vida hoje sim com mais experiencia sempre observando meu passado como como explemplo para não prejudicar o meu futuro .

    Acredito que as coisas que ocorreram de bom ou ruim andam numa ordem cronologica sendo Deus a que permiti que tudo isso aconteça...

    ResponderExcluir
  6. O negócio é pensar levemente na decisão e se arriscar em dizer sim ou em dizer não. O sim, pode dar certo. Se não der certo, aprenda com a experiência, identificando o erro, mas coloque lógica no pensamento, não emoção pra ficar se torturando! O não simplesmente te livra de uma cilada que poderia dar tudo errado ou abre mão de uma oportunidade.
    A indecisão é a única resposta que certamente é errada, pois alimenta a insegurança e elimina oportunidades de ganho ou de aprendizado com a experiência.

    ResponderExcluir

*OBSERVAÇÕES SOBRE OS COMENTÁRIOS
-Comente! Sua participação incentiva o autor, e além disso sabemos que você não esta fazendo nada mesmo, né...
-Se for comentar como anônimo crie ao menos um pseudônimo para se identificar no final do comentário.
-Seu comentário será liberado e respondido assim que aprovado.
-Comentários ininteligíveis ou apenas com a intenção de ofender o autor do texto ou algum outro comentador serão ignorados. Nem tente.
-Os comentários e opiniões são de total responsabilidade de quem os postou. Tenha moderação e educação para não se foder depois.
-Lembre-se que vivemos na era do mimimi e do "Vou te processar!".